top of page

Um olhar analítico das 3 temporadas de YOU

por Patrícia Atanes de Jesus Bernardinelli - CRP: 06/37052


Joe Goldberg pode ser o protagonista assustador de You, mas You não é realmente uma série sobre Joe Goldberg. É uma série sobre alguns dos absurdos da vida social moderna, uma sátira sangrenta, vultuosa, tortuosa e devastadoramente engraçada do superconfiante, porém extremamente introspectivo Joe.


O Joe vivido por Penn Badgley é apenas o flagelo deste mundo, um romântico assassino que é cego para as falhas óbvias das mulheres pelas quais se apaixona e torna-se obcecado, sem mencionar sua própria psicose evidente e tão reforçada episódio à episódio, mas que pode ver através da postura normalmente patética de quase todo mundo.


You, cuja espetacular terceira temporada já está sendo exibida pela Netflix e se mantendo no top 10, com a quarta já marcada, teve uma longevidade muito surpreendente para uma série desta natureza. Vamos tentar entender por que...


Em sua primeira temporada, a serie estabeleceu um fato que parecia eliminar qualquer potencial futuro de suspense: Joe faria qualquer coisa para possuir sua garota dos sonhos ... e isso incluía matar sua garota dos sonhos. Tendo essa revelação desde o início o que restou para aprender sobre esse maluco vil, iludido, pseudo-intelectual e feminista falso? Uma nova temporada vendo-o brincar de gato e rato com alguma pobre mulher não pareceria puro sadismo?


Mas, em vez disso You, que continuou se inspirando na série de livros de Caroline Kepnes, transportou Joe para Los Angeles e junto com ele sua primeira ex, a qual estava ou deveria estar morta. Foi uma temporada de muitas revelações psíquicas e emocionais de Joe, além da necessidade do mesmo de usar de muita “auto psicologia”, suas conversas com sua consciência foram intensificadas nesta temporada, para lidar com uma vida totalmente diferente de seus costumes, paisagem repleta de lojas de alimentos saudáveis ​​de alta qualidade, desagradáveis e fracassados garotos de festa ​​e falsos messias do bem-estar. Se Joe fosse uma constante totalmente conhecida, a variável seria o mundo social no qual You o colocou.


A 3ª temporada leva a série para seu momento, menos suspense e mais engraçado, apesar de muito cruel e como as demais viciante, enviando Joe (um declarado não-conformista e odiador da burguesia) para a elegante comunidade-dormitório da Califórnia de Madre Linda (fictícia).


O banho de sangue da temporada anterior aparentemente acalmou (nos episódios iniciais, claro), apresentando Joe com uma esposa, Love Quinn (Victoria Pedretti) que acabou sendo tão desequilibrada, cruel e fria quanto ele; um filho querido, Henry, do qual ele tem dificuldades iniciais de se conectar, porém depois, tenta demonstrar que é o amor por ele que direciona algumas de suas ações; e um elenco completo de novos vizinhos para odiar do fundo de sua alma distorcida e hipócrita. Bem, exceto por aquelas por quem ele se apaixona, depois de descobrir que Love não é a jovem viúva pura que se apresentou ser.

Um ponto de destaque desta temporada é o casal Joe-Love fazendo terapia para entender o que acontece ou o que é o relacionamento deles, durante o processo terapêutico grandes revelações sobre os acontecimentos são elaboradas pelo casal.


Com o apoio financeiro de sua família, Love monta uma doceria no pitoresco centro de Madre Linda. Claro, rapidamente se torna o local da primeira morte, a linda vizinha Natalie (Michaela McManus), com quem Joe quase a trai. A loja tem um porão, com espaço para mais uma gaiola do tamanho de uma sala e, embora os Quinn-Goldbergs estejam tentando ser normais pelo bem do pequeno Henry, inevitavelmente acaba tendo pelo menos a mesma utilidade que acontecia nas temporadas passado.


A sátira suburbana e suas críticas ao conformismo são tão antigas quanto os próprios subúrbios em várias séries famosas, porém Madre Linda reflete bem nossos dias atuais, perturbados e modificados pelo advento da internet e suas redes sociais, polarizado política e economicamente.


Como viúvo e de luto por Natalie, Scott Speedman faz uma vigilância total sobre os residentes da cidade, com uma “parede maluca” digital. Donas de casa viciadas em crimes verdadeiros vivem para fofocar sobre Natalie, enquanto a chefe de Joe na biblioteca local desperta nele o amor. Marienne (Tati Gabrielle) é quem o ensina sobre a “Síndrome da Mulher Branca Desaparecida.” Joe e Love se vingam do pai negacionista e antivacina que expõe o bebê Henry ao sarampo e, em seguida, afirma que eles deveriam agradecê-lo por reforçar a "imunidade natural" do menino.


A alma desta comunidade é a abelha rainha local Sherry Conrad, uma controladora e oficiosa influenciadora digital e pessoal, com um talento especial para roubar os holofotes. Seu marido musculoso Cary, um tipo de otimização de vida que jejua, faz CrossFits e lidera viagens de caça para homens onde os participantes só podem comer o que matam, serve como o alfa para um bando de adultos, “up geeks” de tecnologia. Além disso, eles são “swingers”. Mas os casais que querem participar da “brincadeira” precisam assinar um contrato. “Para o público, a marca é uma monogamia comprometida”, explica Cary, hilariante, lamentando como a plebe não percebe que “um homem bissexual é um homem verdadeiramente otimizado”.


Caricaturas como essa certamente já foram feitas antes. Mas o que faz You tão divertido e tão diferente é o fato de que ele está sempre brincando com os fatos do entretenimento popular, pelo menos nesta temporada dos verdadeiros mundos sociais de TI ambos espelhos e influências. A trama nunca perde de vista as expectativas que os espectadores trazem para os enredos como a paixão avassaladora que o jovem Theo desenvolve por Love.


Parte do prazer que nos desperta a trama You é observar os arquétipos, clichês e falsidades, e rir junto quando eles são provocados, apontados. Maridos traindo! Esposas submissas! Juventude insatisfeita! Mulheres comendo e passando mal para “ter tudo”! Homens que vivem em casas multimilionárias e digitam em computadores o dia todo, mas passam os fins de semana correndo pela floresta como bobos! A paixão avalassadora de um Jovem (Theo) pela mulher mais madura e figura afetuosa. E, é claro, o foco principal da 3ª temporada: questões de maternidade e paternidade.


No entanto, na maior parte do tempo, quando não é relembrada desnecessariamente a infância genericamente horrível de Joe – a série faz mais do que simplesmente bajular seu público conhecedor da cultura pop. Também nos desafia. Pessoas como os Conrads tendem a ser os vilões da sátira suburbana. À medida que tentam sair da jaula dos Quinn-Goldbergs, fica claro que eles possuem autoconsciência, uma qualidade redentora que permanece totalmente ilusória para Joe e Love. “Madre Linda é um ninho de víboras narcisistas”, Love aponta para Sherry, como se isso fosse uma grande revelação. "Quero dizer, sim, é claro", Sherry zomba de dentro de sua cela improvisada de prisão. “Porque narcisismo é controle. Você sabe como é assustador não sentir que está no controle? Principalmente com uma criança. E quem não está tentando nos controlar, Love? Quer dizer, somos duas mulheres mais espertas do que todas as outras, e as pessoas não suportam isso. Minha mentira influenciadora significa que posso escolher minhas falhas, o que é criticado ... É como eu protejo a mim e minha família.”


Ninguém sai de uma temporada de You inteiramente ileso, e isso inclui um público que, assim como Joe e Love, subestima os personagens com base em estereótipos que absorvemos da ficção. No final, quando Joe foge para Paris, na esperança de se livrar da cultura desestimulante de Madre Linda, é Love quem morre e os Conrads que vivem para escrever um livro sobre sua provação, seguido pelo inevitável talk show... TEDx.

A surpresa final e deliciosamente cruel da temporada? Fiquei feliz por eles.


Patrícia Atanes de Jesus Bernardinelli é Psicóloga Junguiana com Especialização em Terapia Sistêmica Familiar e Avaliação Psicológica, além de Psicologia Jurídica e Criminal Profiling – Psicologia Investigativa.

Atende Crianças, Adolescentes e Casais em consultório particular em São Bernardo do Campo/SP.

Atua em casos da vara da família ou da infância como perita ou auxiliar técnica de acordo com a solicitação do fórum ou de uma das partes.

Seus interesses estão voltados para relacionamentos, transtornos e síndromes diversas que atingem os adolescentes (incluindo depressão, suicídio).

Sua paixão está no entendimento do funcionamento da Psique e seus simbolismos além da busca dos conceitos e preceitos psicológicos na literatura e cinema.


Acompanhe seu trabalho em:

336 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page