por psicóloga Ângela Guimarães, CRP 01/17732
A vida humana é uma constante descoberta da identidade onde diversos questionamentos são levantados a respeito de quem somos e de quem queremos ser. Esse processo envolve muitos fatores e angústias a respeito de situações vivenciadas, dentre elas a sexualidade que ganha muita importância principalmente na adolescência.
E quando falamos de sexualidade estamos nos referindo a um conceito estudado em Psicanálise que diz respeito à forma como o sujeito se relaciona com ele mesmo, com o ambiente e com as pessoas ao seu redor, tanto no campo afetivo como no campo sexual.
Agora, pensando sobre isso, como você acha que seria a vida de um adolescente, filho de uma terapeuta sexual, vivendo tantos conflitos sobre sexo? O seriado Sex Education irá abordar esse tema com muita maestria, de forma a mostrar como o personagem principal ajuda seus colegas da escola a lidarem com suas frustrações em seus relacionamentos amorosos.
Devido a sua bagagem teórica familiar, Otis consegue realizar o papel de psicólogo com êxito, em sua grande maioria, o que o torna o aluno sábio da escola. Mas, em paralelo, a série não nos deixa esquecer de que ele também é adolescente e tem as suas próprias inseguranças quanto ao fato de ser virgem e não conseguir se masturbar.
Com o passar dos episódios, entendemos que as suas dificuldades são reflexos de vivências traumáticas da sua infância no ambiente familiar referente ao modo como seus pais lidam com o sexo e com seus pares.
Dessa forma, o telespectador também tem a oportunidade de observar a transformação que ocorre na relação de Otis com seus pais, assim como, de outros personagens e podemos entender como o ambiente familiar poderá ser um facilitador ou dificultador para a criação da identidade desses adolescentes.
Recomendo Sex Education para todas as pessoas que se interessam pela temática do sexo e puberdade... Mas um aviso, talvez você também precise se despir e ficar nu de crenças para olhar os personagens com sensibilidade e conseguir captar as nuances das suas relações.
Ângelo Rafael (CRP 01/17732) é psicólogo, neuropsicólogo e especialista em avaliação psicológica.
Reside em Brasília, leciona cursos na área de avaliação psicológica, atua na clínica desde 2013 utilizando a abordagem da psicanálise, mas é apaixonado pela área desde seus 11 anos de idade.
Adora debater sobre a construção das carreiras dos psicólogos e também assuntos voltados para relacionamentos não monogâmicos e questões advindas do público LGBTQIA+.
Para entrar em contato e acompanhar seu trabalho, acesse Instagram:
E-mail: andy.rafaguima@gmail.com
Comentarios