Sex Education

por psicóloga Ângela Guimarães, CRP 01/17732


A vida humana é uma constante descoberta da identidade onde diversos questionamentos são levantados a respeito de quem somos e de quem queremos ser. Esse processo envolve muitos fatores e angústias a respeito de situações vivenciadas, dentre elas a sexualidade que ganha muita importância principalmente na adolescência.


E quando falamos de sexualidade estamos nos referindo a um conceito estudado em Psicanálise que diz respeito à forma como o sujeito se relaciona com ele mesmo, com o ambiente e com as pessoas ao seu redor, tanto no campo afetivo como no campo sexual.


Agora, pensando sobre isso, como você acha que seria a vida de um adolescente, filho de uma terapeuta sexual, vivendo tantos conflitos sobre sexo? O seriado Sex Education irá abordar esse tema com muita maestria, de forma a mostrar como o personagem principal ajuda seus colegas da escola a lidarem com suas frustrações em seus relacionamentos amorosos.


Devido a sua bagagem teórica familiar, Otis consegue realizar o papel de psicólogo com êxito, em sua grande maioria, o que o torna o aluno sábio da escola. Mas, em paralelo, a série não nos deixa esquecer de que ele também é adolescente e tem as suas próprias inseguranças quanto ao fato de ser virgem e não conseguir se masturbar.


Com o passar dos episódios, entendemos que as suas dificuldades são reflexos de vivências traumáticas da sua infância no ambiente familiar referente ao modo como seus pais lidam com o sexo e com seus pares.


Dessa forma, o telespectador também tem a oportunidade de observar a transformação que ocorre na relação de Otis com seus pais, assim como, de outros personagens e podemos entender como o ambiente familiar poderá ser um facilitador ou dificultador para a criação da identidade desses adolescentes.


Recomendo Sex Education para todas as pessoas que se interessam pela temática do sexo e puberdade... Mas um aviso, talvez você também precise se despir e ficar nu de crenças para olhar os personagens com sensibilidade e conseguir captar as nuances das suas relações.


Ângela S. R. Guimarães reside em Brasília, é psicóloga clínica, neuropsicóloga e especialista em avaliação psicológica, CRP 01/17732. Atende adultos em seu consultório particular e na sua trajetória profissional tem interesse por psicanálise, psicopatologia e suas relações com a neurociência. Para entrar em contato e acompanhar seu trabalho, acesse:  Site: https://www.angelaneuropsi.com/ Instagram:https://www.instagram.com/psicologa.angelaguimaraes/

E-mail: psi.angelaguimaraes@gmail.com

Telefone: (61) 99807-9496.

0 visualização

Blog escrito por psicólogas e psicólogos de todo Brasil.

O conteúdo apresentado nos textos, assim como opiniões e interpretações sobre as séries, são exclusivas de seus autores. Não representam o entendimento de todos os profissionais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram