Você é um passageiro 5 estrelas? Nosedive - Black Mirror

por Tatiana Spalding Perez, CRP 07/26032


Sabe aquele momento do cotidiano quando você desce do Uber e o motorista te diz:

- Obrigada por usar a Uber, vou lhe dar 5 estrelas.

E você feliz, toda orgulhosa de ser uma passageira 5 estrelas, automaticamente responde de volta, empolgada:

- Que legal! Eu que agradeço. 5 estrelas pra você também!

O que nos deixa feliz ao ouvir isso? Sabemos que no sistema Uber precisamos manter nossa nota com pelo menos 4.5 estrelas para sermos aceitos. Ser um passageiro ou um motorista 5 estrelas nos dá um status diferenciado dos demais e, com o tempo, nos proporciona inclusive bônus e oportunidades que não são para todos.

Agora, você já imaginou se em TUDO na vida, em todos os pequenos momentos do nosso dia, fôssemos avaliados uns pelos outros pontuando em um grande sistema? E este sistema determinaria que tipo de emprego você pode ter, onde você pode morar, com quem você vai se relacionar, etc? E que com um pequeno deslize tudo pode mudar?


Fiquei sem ar só de imaginar tudo isso.

Pois bem, este é o cenário do episódio NOSEDIVE da temporada 3 de Black Mirror: Perturbador e, ao mesmo tempo, muito real se olharmos com cuidado para a forma como nos relacionamos com a tecnologia nos dias de hoje.

Ainda não existe um sistema complexo de pontuação como o do episódio, que integre tudo. Mas temos o exemplo do Uber, como coloquei acima, temos o exemplo do Instagram (que recentemente tirou o número de curtidas para diminuir a ansiedade dos usuários) e de qualquer site de compra que lhe dá descontos progressivos por ser bom comprador.

Para evitar spoiler, recomendo que assista ao episódio. Depois deixe seu comentário, me conta o que achou. E me diz, o quanto de NOSEDIVE já existe na sua vida???



Tatiana Spalding Perez é psicóloga, CRP 07/26032 com Especialização em Terapia Sistêmico-Cognitivo de Famílias e Casais. Idealizadora do projeto SER TERAPEUTA DE CASAL, que leva conhecimento teórico e prático a psicólogas que tenham interesse em atender casais.

Acompanhe seu trabalho em:

www.serterapeutadecasal.com.br

www.instagram.com/serterapeutadecasal/

50 visualizações

Blog escrito por psicólogas e psicólogos de todo Brasil.

O conteúdo apresentado nos textos, assim como opiniões e interpretações sobre as séries, são exclusivas de seus autores. Não representam o entendimento de todos os profissionais.

  • Instagram - White Circle