Doces Magnólias

por Ana Claudia Lourenço CRP 5/41795


"Será que os perfis comportamentais de Maddie, Dana Sue e Helen são os principais responsáveis por esta amizade ser tão bonita e duradoura?"

A série "Doces Magnólias" se passa na tranquila cidade de Serenity. A história central gira em torno da cumplicidade das amigas Maddie Townsend, Dana Sue Sullivan e Helen Decatur.

A personagem Maddie é uma mulher bonita que abdicou de sua carreira na área de Marketing para cuidar de seu casamento e dos três filhos. Já no início da série, Meddie enfrenta um difícil processo de divórcio mas, mesmo passando por grande dor em sua vida pessoal, Maddie é capaz de se dedicar aos filhos, às amigas, encarar um novo projeto de trabalho (SPA) e ainda aceitar a convivência com a atual esposa de seu ex-marido.

De acordo com as características apresentadas nas cenas, Maddie tem como seu perfil comportamental principal o Planejador. Ela busca ajustar sua vida com foco na Estabilidade. Ela é otimista, se sente bem ajudando as pessoas, consegue perdoar e seguir, é calma e paciente e quando tem um problema, busca soluções e não embates ou conflitos.

Dana Sue é uma cozinheira de mãos cheias, dona do simpático restaurante Sullivan. Com uma filha adolescente, separada de seu marido, ela tenta tocar com perfeição todos os seus papéis: o de mãe, o de amiga, o de chef de cozinha e o de empresária. Ela se envolve pessoalmente em todas as atividades de seu restaurante, tendo clara dificuldade em delegar tarefas.

Pelas características apresentadas pela personagem Dana, seu perfil comportamental principal é o Analista. Ela é levemente pessimista, bastante detalhista e perfeccionista e busca agir sempre com Cautela. Focada em detalhes e processos, Dana Sue tem dificuldade de perceber que sua filha Annie precisa de sua atenção. A própria Annie destaca o perfeccionismo de Dana nas seguintes falas. Dana: "você não tem permissão para fazer as coisas pela metade" e Annie: "você exige que todos os que estão à sua volta sejam perfeitos".

A personagem Helen Decatur é uma mulher forte e decidida. Advogada reconhecida na cidade, apresenta-se sempre bastante elegante e firme, demonstrando encarar qualquer desafio que apareça. Quando jovem, saiu de sua cidade para fazer faculdade de Direito e vivenciar as rotinas de uma cidade grande, porém por conta de um problema familiar, Helen decide voltar para Serenity .

Helen apresenta características marcantes de Dominância, revelando ser uma personagem com perfil comportamental principal o Executor. Ela tem a ideia de montar o SPA e leva todo o processo com determinação para que atinja o resultado planejado. Uma vez questionada sobre um dos compromissos que assumiria, Helen responde: "Eu já nasci pronta".

Maddie, Dana Sue e Helen têm perfis comportamentais diferentes, mas estas diferenças fazem com que se completem na amizade e nos negócios.

Esta série confirma que nenhum perfil comportamental é superior ou melhor que o outro.

Na verdade todos nós temos as características dos quatro perfis e estas características se apresentam conforme são necessárias em nossa vida diária. As características que mais nos acompanham em nossas tomadas de decisões, identificam a qual(is) perfil(is) comportamental(is) pertencemos.

Assim como na série, todos nós somos seres únicos e especiais, cada um de nós, com características próprias, nos completamos uns aos outros e aprendemos uns com os outros, todos os dias.


Ana Claudia Lourenço é psicóloga, coach pessoal e consultora de RH.

Seu trabalho tem como base a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Psicologia Positiva.


Acompanhe seu trabalho:

Instagram: https://www.instagram.com/anaclaudiapsicoterapia/


Página: https://acllpsicologia.wordpress.com/

27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo