Coisa Mais Linda - "Uma escolha nunca é fácil"

por Ana Claudia Lourenço CRP 05/41795


Hoje decidi falar sobre as escolhas de Tereza.

Tereza Soares me cativou logo no início quando disse para Malu que "uma escolha nunca é fácil". Para a época em que vivia, Tereza fez muitas escolhas difíceis e precisou se mostrar forte diante de todas elas.

Tereza, casada com Nelson, cunhada de Lígia, casada com Augusto, irmão de Nelson. Considerando que a série se passa nos anos 50, esta seria a forma mais adequada de apresentar Tereza, porém ela é muito mais que isso. Tereza é principalmente amiga dedicada, esposa parceira e profissional competente.

Tereza escolhe ter um casamento moderno, no qual ela e o marido se permitem flertar com outras pessoas, porém fica abalada quando é informada que Nelson reencontrou Adélia, seu grande amor do passado, e que deste relacionamento nasceu uma menina. Tereza, mesmo entristecida, já que este episódio lhe trouxe a lembrança da perda de seu próprio filho, apóia que o marido se aproxime da filha, pois segundo ela mesma, "a gente não percebe o quanto é corajosa, até precisar ser".

Tereza escolhe trabalhar fora, ao invés de ser dona de casa. Ela trabalha como editora em uma revista que escreve para mulheres, onde todos os editores são homens. Sim, homens que escrevem para mulheres, como se mulheres fossem. Para mudar esta situação, apesar de ouvir do editor chefe que "os homens são mais focados", Tereza consegue fazer com que ele contrate uma outra mulher para a equipe de editores, tentando desta forma, dar voz às mulheres, criando conteúdos que realmente fossem relevantes para elas, e não apenas o conteúdo que os homens achavam que as mulheres deveriam receber.

Tereza escolhe mostrar para a sociedade que mulheres podem comemorar conquistas, podem dividir uma mesa de bar com um amigo, sem que hajam outros interesses, além da efetiva comemoração da conquista profissional.

Tereza escolhe não se calar diante da violência sofrida por Lígia, que acaba sendo baleada e morta por Augusto, seu marido.

Tereza escolhe dar voz às mulheres, ela quer liberdade e sabe que esta liberdade cobra dela certa dose de força e de coragem.

Tereza escolhe lutar contra as exigências de uma sociedade que requer da mulher força com modéstia e instrução sem opinião polêmica. Ela deseja mostrar que as mulheres são mais que cabelos armados, maquiagens perfeitas e lindos vestidos, que mulheres tem desejos, sonhos e sentimentos.

Tereza escolhe ser forte e determinada. Mesmo carregando sofrimentos, ela consegue deixar suas dores de lado e ajudar nas dores dos amigos. "Ela parece incrível", disse Malu, em seu primeiro contato com Tereza, e Malu tinha toda razão.

Tereza quer o mesmo que toda mulher, ela quer sonhar e poder realizar seus sonhos, ela só quer ser feliz e respeitada.


Ana Claudia Lourenço é psicóloga, coach pessoal e consultora de RH.

Seu trabalho tem como base a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Psicologia Positiva.


Acompanhe seu trabalho:

Instagram: https://www.instagram.com/anaclaudiapsicologia/

Página: https://acllpsicologia.wordpress.com/

Blog escrito por psicólogas e psicólogos de todo Brasil.

O conteúdo apresentado nos textos, assim como opiniões e interpretações sobre as séries, são exclusivas de seus autores. Não representam o entendimento de todos os profissionais.

  • Instagram - White Circle