Anne with an E: e a capacidade de olharmos para o mundo com delicadeza

Por Larissa César (CRP 03/9058)


“O mundo não é um lugar incrível?”


Anne With an E nos conta a história de Anne, uma menina que tem muito a ensinar sobre respeito, imaginação e resiliência. É difícil não se encantar com a protagonista, uma menina falante, inteligente, que gosta de ler e criar histórias, é alegre, sensível, doce, e ao mesmo tempo firme, determinada, impulsiva e cheia de imaginação, o que resulta em uma adolescente forte, a frente do seu tempo, que enxerga a beleza na simplicidade, aceita as diferenças, além de ter sentimentos e emoções intensas. Ela nos conquista com sua personalidade, nos faz torcer por ela e, acima de tudo, nos faz sentir o que ela sente.


A trajetória de Anne é sobre como superar obstáculos e ela nos ensina que, apesar das tristezas e das situações ruins que enfrentamos, é importante ver o lado bom da vida, aprender com o sofrimento e ressignificar a dor. Muito do que ela representa é sobre determinação e superação.  “A adversidade pode ser uma benção”, diz Srta. Stacy sobre Anne em um dos episódios. Ela demonstra perseverança ao lidar com as dificuldades que aparecem em seu caminho, e nos mostra como aproveitar as situações da vida, desde as mais simples até as mais complexas, das mais felizes as mais difíceis. Ela cultiva a imaginação para fazer do mundo um lugar melhor, e é a partir do seu olhar para com a vida que aos poucos alcança o que tanto deseja. O importante não é o que o mundo tem a oferecer a você, diz Anne, mas o que você traz para o mundo.


Ela consegue apresentar o que há de mais humano, é uma heroína imperfeita, com uma visão poética e delicada na busca pelo seu lugar no mundo. Além de Anne, os outros personagens que se relacionam com ela, descobrem um novo olhar sobre a vida por meio da protagonista, seja Gilbert, o garoto que nutre um sentimento por ela, ou Cole, o amigo de escola que se sente excluído, ou Diana, que se torna sua melhor amiga, ou ainda o casal de irmãos Marilla, com suas ordens e regras, e Matthew, com seu jeito tímido e humilde, e que de algum modo são transformados por ela.


Anne é uma série necessária nos dias de hoje, é um presente a diversidade. A forma como vê o mundo, e o fato de ela ser totalmente diferente de todos que estão a seu redor, são seu maior charme. A maneira como ela usa da sua fantasia para fugir das piores situações possíveis é encantadora. A vida não foi muito fácil para Anne desde cedo, mas ela soube ser resiliente e sair daquela realidade dura que se apresentava. Anne retrata várias das características das pessoas sensíveis,  e com ela podemos aprender a como enxergar a beleza do mundo e a não desistir de acreditar.


A série possui vários ensinamentos, as lições de otimismo servem como estímulo para superar dias difíceis e se alegrar ainda mais nos bons momentos. Apesar da complexidade dos temas que são abordados (adoção, feminismo, racismo, homofobia, conceito de família), as mensagens são simples, delicadas e sutis, enaltecendo sentimentos como empatia, solidariedade, amizade, celebrando a imaginação e a esperança. Estamos em constante processo de aprendizado, e é ele que transforma o mundo para melhor. Anne, que foi privada por tanto tempo da liberdade de fazer escolhas, costuma ter um olhar gentil sobre o mundo. Ele não é sempre um lugar incrível, mas pode ser, se estivermos dispostos. Anne está, e o olhar delicado que ela traz para o mundo, sua vontade de abraçar cada pedaço dele, é precioso demais.




Larissa César é psicóloga, CRP 03/9058, com formação

em Terapia Familiar Sistêmica. Atende em consultório

particular em Salvador e Lauro de Freitas/BA e na área

acadêmica seus interesses estão voltados para

relacionamentos amorosos, conjugais e familiares,

autoestima, relações de gênero e luto.

10 visualizações

Blog escrito por psicólogas e psicólogos de todo Brasil.

O conteúdo apresentado nos textos, assim como opiniões e interpretações sobre as séries, são exclusivas de seus autores. Não representam o entendimento de todos os profissionais.

  • Instagram - White Circle