por Denise Abrahão do Nascimento, CRP 09/004387
A Tenda Vermelha – The Red Tent é uma série pequena com apenas 2 (dois) Episódios. Para mim emocionante. A serie é baseada no romance A Tenda Vermelha, escrito por Anita Diamant, traduzido para 27 idiomas e vendeu milhões de cópias pelo mundo. Que faz uma releitura da história bíblica contada até então num olhar masculino.
O enredo da serie se passa no período do Velho Testamento da Bíblia, uma época em que as mulheres não eram ouvidas e viviam nas sombras dos maridos. Todo história é contada por Dinah, a única filha de Jacó com Lea. A série relembra sua trajetória, apresenta o cotidiano das mulheres nessa época e mostra a perspectiva feminina sobre acontecimentos relatados na Bíblia.
Na série a tenda vermelha é o local onde Dinah passa uma boa parte de sua infância aprendendo as tradições da tribo e rodeada por diversas mulheres - já que seu pai tinha quatro esposas. Quando Dinah cresce, passa por uma situação que causa uma grande perda, mudando todo seu destino e de toda a sua família.
A tenda vermelha era o local onde as mulheres se reuniam para aprofundar e reconectar com o sagrado individual e coletivo, passavam o período menstrual, davam à luz e cultivavam rituais e laços de irmandade. Além de cultuarem Deusas, falarem de si e compartilharem conhecimentos, sabedorias e experiências.
Hoje vemos essa reconecção através dos trabalhos de vários grupos de mulheres que tem como objetivo cuidar, acalmar, aliviar a dor, esclarecer dúvidas e empodeirar. Nos grupos as mulheres podem-se dizer em voz alta o que está em seus corações e mentes com também ter a capacidade de ouvir com compaixão e empatia.
Denise Abrahão, CRP 09/004387, é Psicóloga desde 2005 com Especialização em Análise Transacional pela UNAT- Brasil e Formação em Constelação Familiar Sistêmica. Atuação clínica com adultos na Clínica Espaço do Ser em Catalão- GO. Oferece Workshop, Palestras e Oficinas nas áreas de família, relacionamento e desenvolvimento pessoal.
コメント