A oportunidade de uma segunda-chance e o repensar de nossa vida

Por Tatiane Cristine de Souza Lima


Hoje gostaria de apresentar uma série que ganhou meu coração desde o primeiro episódio. A série Life Sentence (no português - Sentença de Vida) é uma série americana de comédia e drama lançada em 2018 e finalizada no mesmo ano (para minha tristeza).


Conta a história de Stella Abbott (estrelada por Lucy Hale de Pretty Little Liars), uma jovem em tratamento de câncer terminal, inserida em uma pesquisa clínica, mas sem resultados positivos até o momento. Com este diagnóstico paliativo em mãos, Stella decide viver ao máximo sua juventude, realizando seus sonhos e desejos, com o empenho e ajuda de toda sua família. Entre seus sonhos realizados está uma viagem à Paris, onde conheceu o jovem Wes, apaixonaram-se a primeira vista e casaram-se para viver seu “breve” feliz para sempre.


Stella aproveitou todas as suas oportunidades, sempre apoiada pela família e marido, realizando seus maiores desejos. Porém, em sua consulta, sua médica revela a notícia: “Stella está curada! As medicações deram certo!”. Que notícia maravilhosa, certo? Sim! Mas é neste momento que a jovem entra em contato com uma realidade totalmente diferente do que tem vivido a tempos, na qual precisava viver com os resultados das escolhas feitas em enquanto achava que estava morrendo e conviver com a sua vida pós-câncer.


Sabemos que o adoecimento tem um impacto não apenas no doente e sim em toda a família. E isso vem a tona no desenrolar da trama na qual todos os envolvidos: Stella, o marido, seus pais e seus irmãos precisam lidar com as escolhas autodestrutivas que fizeram para que a jovem pudesse aproveitar o que seriam seus últimos dias.


Em especial no primeiro episódio, a família se reúne para uma celebração de vida nova à Stella e neste encontro surgem revelações importantes: falência dos pais e uma provável separação, irmãos em dificuldades e sonhos interrompidos devido à atenção voltada para a vida da jovem e um marido que não conhecia realmente. Por outro lado, vemos o desenrolar de vários sonhos e situações pendentes de Stella que foram realizadas devido ao prazo existente.


Sobre as reflexões levantadas nesta série, fica a questão: Como você tem vivido a sua vida atualmente? Se você recebesse uma segunda chance de viver a sua vida, o que você faria de diferente? Ou então, se você soubesse que tem pouco tempo de vida, o que você faria?


Existem várias formas de encarar essas questões, alguns resolveriam pendências familiares, pediria perdão, resolveria questões financeiras ou até mesmo curtiria a vida como sempre quis. Com a correria do dia-a-dia, essa reflexão some das nossas cabeças, e por muitas vezes, vemos pessoas vivendo suas vidas apenas no automático, sem propósito e sem sentido.


Que esta leitura te influencie a repensar a forma como está vivendo seus dias e o que você pode fazer para melhorar. Redescubra suas paixões, os planos que ficaram no papel, os sonhos e viva sua vida! Viva da melhor forma que você puder, realize seus sonhos e tenha as pendências resolvidas para uma vida plena e feliz.


Recomendo que você assista Life Sentence, existe o drama sim, mas também há muita comédia mostrando a readaptação de Stella e sua família na nova vida que terão pela frente, buscando o próprio sentido de suas vidas.


Tatiane Cristine de Souza Lima é psicóloga, CRP 14/05478-2 com Especialização em Psicologia Hospitalar e Oncologia Multidisciplinar. Atua na área de Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos com o projeto PAPO ONCO e na Rede Feminina de Combate ao Câncer. Atende em consultório particular em Três Lagoas/MS, é docente do curso de Psicologia AEMS.  Acompanhe seu trabalho em: www.instagram.com.br/papoonco e-mail: papo.onco@gmail.com

58 views

Blog escrito por psicólogas e psicólogos de todo Brasil.

O conteúdo apresentado nos textos, assim como opiniões e interpretações sobre as séries, são exclusivas de seus autores. Não representam o entendimento de todos os profissionais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram