top of page

The L Word

Atualizado: 26 de mai. de 2022

por psicóloga Ângelo Rafael, CRP 01/17732


The L Word foi criado em 2004 e conta a história de um grupo de lésbicas e bissexuais que moram em Los Angeles, Califórnia. Muito atual para sua época, levanta diversas questões relativas a sexualidade dos personagens, seu estilo de vida, a forma esperada para se portarem no meio, inclusão de classes minoritárias como os transsexuais, gravidez e adoção de crianças por casais homossexuais, assim por diante.


O interessante dessa série é acompanhar evoluem dos personagens no jeito de se relacionarem saindo de momentos muitas vezes abusivos para o amadurecimento da capacidade de empatia e de perceber que muitas vezes as coisas não são como nós imaginamos que seria.


Uma das personagens mais emblemáticas é a Jenny, uma jovem mulher que se muda para L.A. com o objetivo de morar com seu namorado. Ela começa a mostrar interesse em entender o universo da homossexualidade, até então desconhecido para si, através da amizade com Bette, Shane, Tina, Alice, Dana e Marina.


Nos primeiros episódios a personagem se envolve com Marina e tem a sua primeira experiência afetiva/sexual com uma mulher, situação totalmente ansiogênica que gera culpa e diversos conflitos internos que a faz se questionar: até onde gosto de homens e mulheres? O que devo fazer com meu relacionamento? Finjo que nada aconteceu e sigo minha vida? Me permito viver o que desejo com essa mulher?


Essas questões de Jenny não são incomuns, pelo contrário, chegam a ser bem corriqueiras no dia a dia de muitas pessoas que aparecem nos consultórios dos psicólogos pedindo ajuda. Esses pacientes tendem a mostrar-se preocupados e angustiados devido o não entendimento da sua sexualidade; apresentam medo quanto a não aceitação dos pais e muitas vezes sofrerem bullying na escola e/ou em locais que acreditam essa ser uma prática moralmente errada.


Sendo assim, a psicoterapia se torna um instrumento muito valioso onde o espaço é seguro para o acolhimento das inseguranças, medos, frustrações, expectativas e fantasias desse paciente. O objetivo do tratamento com esse tipo de demanda é fortalecer suas percepções pessoais e entender quais são os seus desejos, quais são os seus anseios e como gostariam de lidar com eles. Afinal, a escolha de se relacionar ou não com alguém do mesmo sexo/gênero cabe apenas ao próprio indivíduo fazer.


Recomendo essa série para pessoas curiosas e interessadas em entender melhor a fluidez da sexualidade do ser humano de forma lúdica, interativa e totalmente natural.


Ângelo Rafael (CRP 01/17732) é psicólogo, neuropsicólogo e especialista em avaliação psicológica.

Reside em Brasília, leciona cursos na área de avaliação psicológica, atua na clínica desde 2013 utilizando a abordagem da psicanálise, mas é apaixonado pela área desde seus 11 anos de idade.

Adora debater sobre a construção das carreiras dos psicólogos e também assuntos voltados para relacionamentos não monogâmicos e questões advindas do público LGBTQIA+.


Para entrar em contato e acompanhar seu trabalho, acesse Instagram:


E-mail: andy.rafaguima@gmail.com

144 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page