top of page

Poliamor em EuTuEla

Atualizado: 30 de set. de 2018

por Tatiana Spalding Perez, CRP 07/26032


Poliamor é o termo utilizado para definir as relações afetivas íntimas e/ou sexuais com mais de um parceiro, em que há a concordância de todos os envolvidos. Ou seja, chamamos de POLIAMOR toda e qualquer relação não monogâmica, que quebra com a regra de que devemos amar e nos relacionar intimamente somente com uma pessoa.


Existem diversas formas de viver o poliamor. O que muda em cada uma delas é o contrato da relação. Uma vez que os contratos íntimos são realizados entre parceiros, são diversas as configurações de relações não monogâmicas que podem ser vividas.


Entre as diferentes configurações, a que tem se tornado mais visível na sociedade atual são as relações fechadas que envolvem mais de uma pessoa, como na série “EuTuEla”, produzida pela Netflix, com primeira temporada lançada em 2017. Na série, o casal Jack e Emma está em crise na relação e acaba contratando, separadamente, a acompanhante Izzy. Acontece que tanto Jack quanto Emma percebem que seu interesse por ela vai além do sexual e não diminui o amor que eles sentem entre os dois, pelo contrário. Após muitas dúvidas, diálogos e reflexões, os três assumem – entre eles e não publicamente em um primeiro momento – uma relação a três.

O que mais chama atenção na série é o fato de trazer à tona o diálogo sobre o Poliamor e as novas formas de amar. Apesar de a divulgação de “EuTuEla” ter sido bastante discreta, o roteiro prende a atenção do espectador por apresentar personagens comuns, com questionamentos comuns, geralmente reprimidos nas relações a dois e na forma como a sociedade ocidental vê o amor. Ao longo da trama, podemos acompanhar não só o desenrolar da estória, mas também a reconstrução da forma de pensar e viver o amor que as personagens e o casal experimentam.


São diversos os questionamentos que a série apresenta: será possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Como lidar com o ciúme? Será possível ter relação com mais de uma pessoa sem escolher preferências? Como lidar com as relações externas e as críticas dos outros? Como impedir que tais críticas afetem a relação? Como viver algo tão diferente da forma como a sociedade nos ensina?


“EuTuEla” é um convite à reflexão. Para todas as relações. Você já havia pensado em todas essas questões? Já se perguntou como seria se não precisasse escolher uma pessoa para se relacionar? Imagina-se mudando o contrato da sua relação? Consegue perceber que, apesar da monogamia ter se instaurado de forma compulsória em nossa sociedade, na vida real as relações podem ser diferentes?


Tatiana Spalding Perez é psicóloga, CRP 07/26032 com Especialização em Terapia Sistêmico-Cognitivo de Famílias e Casais. Atende em consultório particular em Porto Alegre/RS e na área acadêmica seus interesses estão voltados para poliamor, relações conjugais e relações de gênero. Acompanhe seu trabalho em:

www.paradoxopsi.com.br

www.facebook.com/paradoxopsi

www.instagram.com/tatianaperez_paradoxopsi/

333 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page