top of page

Os Inocentes: MISTÉRIO E SEDUÇÃO

Atualizado: 31 de dez. de 2018

por Psicóloga Aparecida Luzinete de Andrade Costa, CRP 18/02750

Este texto tem como base a série OS INOCENTES da NETFLIX. Vamos viajar como se fôssemos um drone, podendo olhar ocultamente as pessoas e suas consciências, os lugares, os mistérios e a sombra, aquele local de tirar o fôlego? No transcorrer da trama, ouça a música “Teen”, com uma fusão de suspense. Nesta viagem você terá uma pegada de terror, ação, mistério, sedução, conflitos e amor.


Você gosta de ser Inocente/Adolescente? A série mostra a inocência que a adolescência traz. Embora seja uma série de metamorfose, sobrenatural, vai ao encontro também do drama e da fantasia. O mistério da série traz esta fase, a adolescência, como algo conturbado, cheio de rebeldia, sexo, droga, sentimentos, emoção, a busca da identidade, comportamentos de risco, tendo como sustentação um casal de adolescentes que, no desejo de se descobrirem, fogem de suas famílias e tentam fugir de seus conflitos pessoais.


O casal, na busca de descobrir o novo, é iludido por um personagem legal, gentil, educado, bem-intencionado, o aliciador, o facilitador a tudo e a todos, que oferece a ajuda, a bebida, a droga, demonstra a ingenuidade dos adolescentes abertamente a quem assiste.


No olhar da Psicologia, os adolescentes devem passar por esta fase trilhando naturalmente com o acompanhamento dos pais e responsáveis. É um momento necessário para sua maturidade, enfrentar estes conflitos pessoais. Aos pais e responsáveis cabe ajudar a desvendar estes conflitos, impondo limites e direcionamento, esclarecendo as dúvidas de forma clara e direta.


Ao observarmos a série com base na Psicologia das Cores, percebemos um contraste entre tons azulados e laranjas. Os tons azulados trazem um ar do movimento, no céu, rios, montanhas, representando sonhos, ideais, sentimentalismo, amizade, confiança, segurança. Da mesma forma, os tons acinzentados, sombrios, trabalham bem os momentos de mistério, medo, carência. Já os tons de laranja partem para a maturidade que o casal busca, energizando o corpo e as influências nas funções mentais, na expressão emocional, na sexualidade, na transformação. O laranja associa-se também à adolescência, com toques de dourado, representando a riqueza, a nobreza. Estes tons na série são sutis e tiram o medo, equilibrando a mente.


Outro aspecto importante que a série traz são as emoções representadas nas personagens. O personagem cientista Halvorson (Guy Pearce) mostra que algumas mulheres sofrem com o fenômeno de metamorfose, que se manifesta através da emoção sentida, tais como alegria, tristeza, raiva, nojo, desprezo, culpa, vergonha etc.


No personagem principal, June, observamos as emoções de surpresa e medo de forma marcante. Com relação à surpresa, a personagem June (Sorcha Groundsell) surpreende-se ao apresentar o fenômeno “shape-shifters”, metamorfose, trazendo uma analogia à fase da adolescência. Nesse período, quem não pensou ou desejou ser outra pessoa? Muitos! E mais ainda entrar na sua consciência e descobrir tudo, até seus sentimentos. Imagina na fase das escolhas, da mudança, da entrega, que imensa surpresa! E a surpresa se mistura com a emoção de medo. O medo, por sua vez, é uma reação sentida no físico e no psicológico, traz um comportamento que pode ser enfrentar ou evitar. A personagem June traz um medo inconsciente por ter sido abandonada pela mãe há três anos e tem o pai/padrasto dominador que a proíbe, gerando um lar conflituoso. Desta forma, percebemos a importância de os pais acompanharem os filhos adolescentes em suas transformações, de forma a proporcionar sentimento de segurança a eles.


Aparecida Luzinete de Andrade Costa, CRP 18/02750 é Psicóloga Clínica e Hospitalar. Atende em consultório particular em Sinop/MT: criança, adolescente, jovem e adulto. Administra Palestras em Empresas, Escolas e Igrejas. Orientação para apresentação de TCC. Acompanhe seu trabalho em:

WhatsApp: (66) 9955-9508

www.psicologaaparecidaluzinete.wordpress.com


91 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page