top of page

Meu Amor - My Love :: Episódio Ginger e David - USA

por Ana Claudia Lourenço CRP 05/41795

Virginia (Ginger) e David estão casados há 60 anos. Casaram-se quando ela tinha 19 e ele 24 anos, construíram juntos uma próspera fazenda e tiveram 6 filhos.

Sempre assumiram papéis distintos em sua união e talvez este tenha sido o segredo do sucesso deste casamento. Ginger sempre cuidou da casa e das crianças, enquanto David cuidava da fazenda e dos negócios. Sempre que estavam juntos, os momentos eram especiais e se algum problema aparecia, logo era resolvido.

Agora aposentados, Ginger com 79 e David com 84 anos, estão aprendendo a conviver em uma nova rotina pois passam o dia todo juntos. Mudaram-se para uma casa menor, reduziram as despesas e passaram a viver apenas com o essencial para os dois.

Caminham juntos, fazem passeios, visitam parentes, comentam sobre as mudanças da cidade e sobre fotos antigas. Atenciosos com sua aparência e saúde, cuidam um do outro com muito carinho.

Sendo um casal bem ativo, resolveram tornar prático um assunto que, para alguns, ainda é um grande tabu. Ginger e David resolveram cuidar pessoalmente de seus testamentos e da contratação dos serviços de cremação e funeral. Ela escolheu depositar sua urna funerária no cemitério, junto aos seus pais e ele resolveu que suas cinzas seriam jogadas na fazenda, próximo a floresta. Ginger, em uma fala romântica, lembra que o vento sempre levará as cinzas de David para perto do local onde sua urna estará depositada. Prometeram um ao outro, cuidar para que todos os seus desejos fossem realizados quando partissem. Comunicaram aos filhos, que aceitaram participar dos planos, fazendo a vontade dos pais.

Encantou-me a forma como o casal construiu o relacionamento de amor e respeito, gerando para eles e família, prosperidade e abundância. Surpreendeu-me o desprendimento do casal ao agir de forma tão prática diante de um tema tão difícil que é a partida deste mundo (a morte). Cativou-me o modo como as decisões foram tomadas, de forma romântica e respeitosa entre os dois e os filhos.

O episódio é dividido em ciclos marcados pelas estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno, o que me fez refletir:

. Quantas vezes não percebemos as estações pelas quais passam nossas vidas?

. Quantas vezes não prestamos atenção aos entes queridos que estão em nossa volta?

. Quantas vezes não damos atenção aos nossos desejos?

. Quantas vezes não acreditamos que a vida um dia termina?

Ginger e David me passaram a impressão de viverem uma vida plena e feliz, com a sensação de dever cumprido com eles mesmos, com a família e um com o outro.



Ana Claudia Lourenço é psicóloga, coach pessoal e consultora de RH.

Seu trabalho tem como base a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Psicologia Positiva.

Acompanhe seu trabalho:


86 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page