top of page

Carole and Tuesday – uma animação

Atualizado: 26 de mai. de 2022

por Ângelo Rafael - CRP 01/17732


Carole and Tuesday é um anime com 02 temporadas; e conta a história de duas meninas que se encontram por acaso (ou será destino? Rsrs) no planeta Marte que é tão habitado quanto a Terra. Tuesday foge de sua casa, e andando por uma ponte ela escuta pela primeira vez a música de Carole e é a partir desse momento que elas começam uma relação embasada em muita amizade e desejo de se tornarem musicistas.


Entendemos que a realidade da música neste enredo está envolvida por muita tecnologia, onde as inteligências artificiais que compõem as letras e melodias para os cantores as interpretarem no palco. Mas as personagens vão contramão do seu tempo, devido questões financeiras e por acreditarem que precisam mostrar ao mundo, seus sentimentos e pensamentos através das músicas que criam do zero, em sua casa.


Trazendo para a nossa realidade atual (sistema econômico capitalista que se baseia sempre no lucro) entendemos que tudo pode ser precificado e que quanto mais você tem, mais você é. As personagens vivem exatamente nesta lógica, onde Tuesday vem de uma família rica e sua mãe está envolvida com a política enquanto Carole é órfã e refugiada da Terra por não conhecer os seus pais e precisa batalhar desde cedo para manter sua sobrevivência.


Independente das suas diferenças, ambas resolvem encarar os obstáculos para construírem as suas carreiras nadando contra a maré da lógica mercadológica, tocando em estúdios menores e recusando contratos que seriam muito vantajosos financeiramente, mas que lhes tolheriam a liberdade da expressão criativa.


Eu achei muito instigante ver as duas realidades dialogarem de forma fluida, mágica, sincera e pura, onde não ocorre competição entre ambas para ver quem mais se destacará no palco ou quem será a principal da dupla. Pelo contrário, elas começam a ganhar visibilidade e reconhecimento quando tocam os corações das pessoas que as escutam e se identificam com suas músicas (muitas delas, eu mesma me identifiquei e já estou as ouvindo no spotify rsrs).


Além disso, para enriquecer ainda mais a naturalidade com que a vida ocorre neste universo, nos deparamos com personagens de diversas orientações sexuais, gêneros, expressões de gênero e limitações físicas, mas que em nenhum momento são impeditivos para viverem de forma tranquila, sem julgamentos e realizando os seus sonhos.


Adoro terminar os meus textos com reflexões e depois de pensar sobre essa lógica em que vivemos de alta produtividade e lucros, consigo enxergar as angústias que nós psicólogos e estudantes de psicologia passamos ao escolhermos trabalhar contra a maré do mundo, auxiliando nossos pacientes em diversas áreas da vida a conseguirem alcançar cada vez mais os seus desejos, mesmo que eles não sejam “condizentes” com o que é esperado pela sociedade. E aqui, deixo o seguinte questionamento: Qual é o seu desejo? Onde ele se encontra? E se você o escutar com mais atenção, para quais lugares inimagináveis ele poderá lhe levar?

Ângelo Rafael (CRP 01/17732) é psicólogo, neuropsicólogo e especialista em avaliação psicológica.

Reside em Brasília, leciona cursos na área de avaliação psicológica, atua na clínica desde 2013 utilizando a abordagem da psicanálise, mas é apaixonado pela área desde seus 11 anos de idade.

Adora debater sobre a construção das carreiras dos psicólogos e também assuntos voltados para relacionamentos não monogâmicos e questões advindas do público LGBTQIA+.


Para entrar em contato e acompanhar seu trabalho, acesse Instagram:


E-mail: andy.rafaguima@gmail.com

61 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page