top of page

Uma visão de The Mandalorian na Psicologia

Por Andréia Dorneles Severo - CRP 07/30479

A primeira mudança que vemos claramente entre The Mandalorian e todos os outros filmes de Star Wars é na própria ideia do que está em jogo: enquanto em todos os filmes da saga

(incluindo solo) os heróis lutam pelo destino de planetas inteiros ou do universo de forma geral, nada é assim tão grandioso na série. O Mandaloriano (ou Mando, para os mais íntimos) do título é apenas mais um trabalhador assalariado da galáxia que não tem tem interesse nenhum nas políticas que a regem, e quer somente fazer o seu serviço, receber por ele e já pegar o próximo sem dedicar qualquer tempo para descanso entre ambos, algo com o qual qualquer trabalhador freelancer pode se identificar. Mando deverá proteger aquela criaturinha fofinha das garras dos sobreviventes do Império, que por algum motivo estão atrás dela. O bebê (também chamado pela série de A Criança) não apenas é um usuário da Força, como seu controle sobre ela é relativamente forte para a idade.


A Criança mal consegue andar sozinha, mas é poderosa o suficiente para parar o ataque e

levantar do chão um Mudhorn, uma criatura que se parece com um rinoceronte peludo e que deve pesar pelo menos umas duas toneladas. Mas, apesar de todo esse poder, o Bebê Yoda ainda é uma criança, e não consegue se virar sozinho.


Usar a Força o esgota de uma forma que ele sempre precisa tirar uma longa soneca depois.

Assim, a missão de Mando se torna clara: ele precisa garantir a proteção da Criança, que

continuará sendo caçada pelas tropas imperiais enquanto estiver viva.


E o próprio protagonista parece ter saído diretamente desses filmes, já que Mando é a versão Star Wars do Homem Sem Nome eternizado por Clint Eastwood na trilogia de Leone. Assim como o personagem de Eastwood, Mando é um homem cuja presença é totalmente física. O personagem pouco fala ao longo de todos os oito episódios da série, e conhecemos muito mais sobre ele através de suas ações — aquilo que ele faz ou que, propositalmente, deixa de fazer — e do que os outros personagens dizem sobre ele, o que é algo bem diferente do que esperamos do “herói moderno” do cinema e remete diretamente a um momento no qual o que esperávamos das figuras masculinas é que elas fossem bonitas e caladas, e essa recusa em falar sobre si mesmo (ou sobre praticamente qualquer coisa) criava uma aura de mistério sobre suas personalidades que os tornavam ainda mais másculos e atraentes.


É possível notar toda a dor e conflito existente na mente do personagem, que sabe que, de

certa forma, está quebrando seu juramento mas que, ao mesmo tempo, este é o único jeito de conseguir sobreviver para continuar mantendo outro juramento: o de proteger a Criança.



Andréia Dorneles Severo, Psicóloga formada pela PUCRS, Experiência em atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, grupos terapêuticos, formação pessoal.


Curso em Especialidades Médicas, pelo HCPA;

Formação em Terapia Cognitiva Comportamental, pelo Cognitivo;

Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudanças pela PUCRS.

1 comentario


An Oxford referencing generator is a valuable tool for students and researchers needing to format citations quickly and accurately. The Oxford referencing style is commonly used in academic writing, especially in humanities subjects. Manually creating citations can be time-consuming and prone to errors, but an online generator simplifies the process. By simply inputting details such as the author's name, publication date, and title, the tool automatically generates a correctly formatted reference. Using an Oxford referencing generator https://myassignmenthelp.expert/oxford-referencing.html ensures that citations are consistent and adhere to academic standards, saving time and reducing the risk of formatting mistakes. This resource is essential for anyone aiming to present well-structured academic work with proper citation integrity.


Read More-

https://community.sheconomy.in/post/8337_understanding-the-oxford-referencing-generator-a-comprehensive-guide-referencing.html

https://www.leakesvillems.com/forum/main/comment/5aba9872-0696-40a6-9605-a9f6da80dd61?postId=65c66af9e0e14a0010d7da06

https://portal.turnkey.pro/forums/general-discussion/9c8ec809-2486-ef11-9443-6045bdbd256e

https://app.stagetime.com/artists/lina-luice

https://jakle.sakura.ne.jp/pukiwiki/?MyAssignmentHelp.Expert

https://notepad.pw/markdown/Jk6ruo7bM1KvxfKfNPrX

Me gusta
bottom of page