top of page

GERAÇÃO 30 e POUCOS

Casamento x Carreira - Vida Individual x Vida em Casal

Diálogo & Respeito

por Ana Claudia Lourenço CRP 5/41795

Esta é uma série de apenas uma temporada, porém muito rica em pequenos detalhes. Neste texto abordarei a questão contemporânea: Casamento x Carreira - Vida individual x Vida em Casal.

A série começa mostrando duas gerações, pai e filho, Sr. Bruno e Daniel, conversando sobre a melhor forma de conhecer a parceira da vida. Sr. Bruno está preocupado, pois Daniel ainda não tem um relacionamento sério e acredita que as redes sociais não são a melhor forma de se encontrar o “par ideal”.

Pensando na expressão “par ideal”, fiquei refletindo sobre a diferença entre os casamentos à moda antiga e os relacionamentos atuais. Neste texto irei me ater aos relacionamentos monogâmicos (exclusividade) e heterossexuais (sexo oposto). Nada contra nenhum outro tipo de relacionamento, minha escolha foi feita somente por uma questão de linha de raciocínio comparativo.

Estatísticas apontam que os casamentos eram mais duradouros no passado e acredito que isto tenha a ver com a independência feminina, com a entrada da mulher no mercado de trabalho e com o surgimento dos métodos contraceptivos ou anticoncepcionais.

Podendo se manter por conta própria e optar por engravidar (ou não), algumas mulheres passaram a não mais aguentar certos comportamentos dos maridos e optarem por seguirem suas vidas de forma independente.

Esta independência de ambos, facilitou a vida individual, porém trouxe novas dificuldades para o convívio do casal, para a vida em comum. Ambos passaram a impor as suas próprias vontades, sem pensar na harmonia do casal.

Antes, o casamento era tido como o “Sonho de Vida”, hoje ele pode ser considerado por alguns como o “Salto no Precipício”, e esta última expressão eu trago da fala de uma personagem da série, no episódio sobre a festa de separação de Lore.

Na realidade, não existe fórmula mágica, não existe o certo ou o errado, mas é fundamental que exista Amor, Diálogo e Respeito entre os pares, sem estes ingredientes, o casamento fica, na maioria das vezes, inviável.

Quando falo em amor e respeito, não estou falando apenas entre o casal, mas principalmente sobre o amor e o respeito próprio, a si mesmo.

Sem julgamentos, mas buscando analisar os casais da série, vou trazer algumas questões sobre Diálogo e Respeito:

- O casal Bruno e Rosália, pais de Daniel, formam um casal tradicional, com papéis bem definidos de marido e mulher, e de pai e mãe na educação dos filhos. Parece haver uma harmonia entre este casal, eles dialogam sobre as coisas que acontecem fora e dentro de casa, observam os filhos e conversam sobre as questões que eles trazem, conforme crescem.

- Os pais de Matilda (Mati), vivem separados, apesar de casados. Fausto, o pai, é ator, vive em outra cidade e vez ou outra, estampa capas de revistas como par romântico de outra atriz. Durante a série, não o vi dialogar ou respeitar sua esposa. Por outro lado, sentindo-se negligenciada pelo marido, a mãe de Mati flerta com um policial da ilha onde moram. Esta falta de respeito e de diálogo entre o casal, respinga em problemas para a própria Mati.

- O casal Cristina e Sandro, amigos de Daniel, vivem um estranhamento sobre a decisão de ter ou não seu primeiro filho. Segundo Cristina, ainda não está na hora, pois eles ainda não conseguiram seus objetivos profissionais, mas após dialogarem, concordam em esperar um pouco mais e até, quem sabe, adotar um cachorrinho enquanto isto. Decisão pautada no diálogo e no respeito.

- O casal Inês e Andrea, vivem juntos durante anos, ela sabe todos os comportamentos dele que ela não gosta, mas também tem clara sua opção. Ela tem uma vida confortável, sua loja de vestidos de noivas, seu filho e seu marido. Inês absorve bem as questões que poderiam lhe incomodar, pois tem claros os seus objetivos, o que deseja para sua vida. Ela fez a escolha e vive bem com ela.

- A personagem Lore, em sua festa de separação, está aparentemente feliz, em um clima alegre e divertido, recebendo vários presentes de suas amigas. Porém, após receber um microfone (em referência ao seu desejo infantil de ser cantora) e a entrada dos dançarinos, Lore sucumbe em enorme tristeza. Pelo desenrolar da cena, entendi que Lore gostaria de ter sido cantora, mas também ainda gostaria de estar casada com Maurício. Onde será que este casal se perdeu? Será que faltou diálogo? Será que faltou respeito? Será que a decisão de abandonar o sonho de cantar partiu dela mesma?

Teriam outros exemplos, mas vou me ater a estes, pois exemplificam a reflexão que quero trazer.

Nunca é fácil decidir entre duas coisas que desejamos, mas, o mais importante, é fazermos o que nosso coração deseja, nunca fazendo “pelo outro”, em detrimento de nossos desejos. Para não parecer um ato de egoísmo, como trata-se de um relacionamento a dois, o ideal é sempre haver Diálogo e Respeito, em uma parceria ganha-ganha.

Tenha sempre em mente: A responsabilidade por seu futuro, precisa ser sua!



Ana Claudia Lopes Lourenço é Psicóloga, Master Coach Pessoal e Consultora de Recursos Humanos.

Seu trabalho tem como base a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Psicologia Positiva.


Acompanhe seu trabalho no




Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


veej nas
veej nas
Apr 11

We are the best professional subject-matter expert in Assignment Help Auckland. We will assist you in completing your unfinished assignments, and you are welcome to ask any questions you may have about the topic. In addition, we have writers who specialize in assignments and can produce excellent work. To write your assignment and turn it in on time, find the Assignment Help.

Like

In the dynamic world of online sports betting, where excitement meets strategy, finding the best platform is crucial. For both men and women with a passion for cricket, Khelraja emerges as the unrivaled choice. In this comprehensive guide, we delve into the realm of online cricket betting in India, exploring the features that make Khelraja the go-to destination for enthusiasts seeking the thrill of live sports betting.


Like
bottom of page