top of page

D1ÁR10S da adolescência

por Giovanna de Boni Fraga - CRP 07/29470


D1ÁR10S é uma série italiana original da Netflix que acompanha os dramas, as aflições e as descobertas típicas da adolescência. Através dos olhares e perspectivas de adolescentes do ensino fundamental que passam pelo turbilhão de emoções dessa fase da vida enquanto descobrem os primeiros amores, enfrentam brigas com os pais e encaram rivalidades infantis. Além dessas crises da adolescência, esses jovens também têm de lidar com a escola prestes a fechar as portas, o que torna tudo ainda mais intenso. Como se todas as dúvidas, medos e preocupações dessa fase se tornassem ainda maiores do que são. Só que ao contrário do que pensamos, que vão aceitar todas essas mudanças sem fazer nada a respeito é aí que nos enganamos.

 

A série já começa com os adolescentes tendo a notícia de que a escola vai fechar no ano seguinte. Receosos em mudar para uma escola distante sem as mesmas amizades de anos, eles tentam fazer o possível e impossível para evitar que isso ocorra de fato. Já acostumados com as características únicas e peculiares de cada indivíduo, a turma do nono ano do ensino fundamental não consegue ver outra solução a não ser continuar juntos, pois são mais fortes assim. Enquanto o grupo tenta salvar a escola do provável fechamento, cada integrante passa por uma questão complicada e complexa na sua adolescência. O que torna esses personagens ainda mais realistas, pois suas histórias nos fazem relembrar das nossas próprias vivências como jovens nessa fase da vida.

 

Pietro, por exemplo, é o garoto mais legal da escola. Ele não tem medo de dizer o que pensa, e é conhecido por ser bastante teimoso. Apesar da sua popularidade, sofre com as brigas constantes dos pais, e por conta disso, não suporta ficar em casa. Seu melhor amigo é Giulio, o palhaço da turma e apaixonado por Arianna, uma jovem popular que só tem olhos para Pietro. O garoto, no entanto, gosta mesmo é de Lívia, a ‘’miss perfeitinha’’, como ele costuma chamá-la pelas costas. Só que ao contrário do que se pensa, Lívia detesta ser vista como perfeita. Ela gostaria de ser mais livre, sem precisar fazer aquilo que esperam dela, só que tem medo de desagradar agindo dessa forma. Lívia é bastante solidária com os sentimentos dos outros, porém têm dificuldades de entender os seus próprios. Gosta de Isabel e Monica, as amigas inseparáveis e inteligentes da sala. Não são consideradas perfeitas pela turma, mas gostam de mostrar que sabem mais.

 

Tem também Danielle, o garoto por quem Isabel começa a desenvolver sentimentos por achá-lo diferente dos outros garotos da sala. Só que apesar de gostar muito de Isabel, apenas a considera uma grande amiga. Pois tem na verdade sentimentos por Mirko, o garoto introvertido da escola, que não consegue corresponder a esse amor adolescente, e por isso, resolve se afastar. Sozinho, Mirko, busca conforto no irmão e nos amigos valentões dele, que fazem bullying com os mais jovens por pura diversão. O que deixa Pietro ainda mais revoltado, pois só queria um ano comum na sua escola de infância. Porém, conforme os dias passam, percebe que já não é mais tão criança assim. E que as coisas mudam o tempo todo conforme ele e os amigos crescem e se desenvolvem como seres humanos.

 

O interessante de ver a série D1ÀRI0S é que ela nos mostra o quanto a adolescência é complexa, repleta de desafios e constantes obstáculos a serem superados. Parece fácil vendo de fora, longe da realidade de um adolescente em crise, porém não é. O adolescente deseja mudar o mundo enquanto muda a si mesmo, pois tudo acontece ao mesmo tempo quando se é jovem. E os pais quase sempre não conseguem entender toda essa agitação em forma de revolta e rebeldia. Então, esses jovens encontram conforto e bem-estar nas amizades do dia a dia. Claro que também se deparam com pequenas rivalidades, que mesmo na escola acabam surgindo por conta das diferenças de cada um. Ninguém é igual, ainda mais na adolescência onde todos estão passando por mudanças.

 

E acredito que a série consegue transmitir uma visão autêntica e sensível da adolescência. Pois os personagens são realistas, como verdadeiros adolescentes, onde cada um tem a sua singularidade que o torna único mesmo diante de um grupo comum. Além do mais, a série aborda questões complexas como: o bullying, a homofobia, a crise de identidade comuns em todas as fases da vida. E isso é tratado de uma forma equilibrada entre drama, comédia e romantismo. Por isso, vejo que a série D1ÁR10S trata muito mais do que apenas conflitos e vivências da adolescência, pois ela também reflete sobre a vida em geral. Afinal de contas, mesmo na fase adulta ainda temos dúvidas, sentimos medo, fazemos amigos, desfazemos amizades, mudamos o tempo inteiro uma ideia de lugar. Somos humanos com emoções complexas e sonhos profundos. Desejamos transformar o mundo enquanto nos transformamos na nossa melhor versão, aquela que um dia foi uma inspiração do nosso eu adolescente em fase crescente do nosso próprio desenvolvimento natural.


Giovanna de Boni Fraga é escritora e psicóloga, formada pela PUCRS. Idealizadora do Projeto Porta Adentro: relatos de tempo em casa; Coautora do aplicativo Amar é; Editora da equipe Psicologia em séries.

Através do autoconhecimento e da escrita terapêutica ajuda pessoas a se conectarem com a sua própria criatividade para a resolução de problemas.           

Atende crianças, adolescentes e adultos de forma presencial na cidade de Osório - RS, e online para as demais cidades do Brasil.                                                           Seus interesses estão voltados no desenvolvimento do autoconhecimento através da escrita terapêutica, na criatividade como resolução de problemas, e na saúde e bem-estar através da atenção plena.

Acompanhe seu trabalho em:

https://medium.com/@giovannafraga                

https://www.instagram.com/giovanna.fraga/                                                                


 

0 visualização
bottom of page